domingo, 11 de setembro de 2011

Será que ter igual é tão justo assim?

A menos que vc sofre de algum distúrbio de amnésia severa deve se lembrar das aulas de história do colégio (isso ainda existe?) sobre Socialismo.

Que atire a primeira gilete abandonada o cara que nunca deixou a barba grande pra parecer exótico e interessante. (Seria exótico e interessante = politizado, eis a questão).

Confesso que tinha uma certa aversão ao socialismo por pensar em pessoas com camisetas do Che Guevara e estrelas vermelhas, mas uma palavra mudou o meu conceito de socialismo.


MERITOCRACIA

ou
(tradução livre do alinês)

INFERNO DOS VAGABUNDOS

Já explico.

O socialismo prega a sociedade igualitária, ou seja, fim de escolas e hospitais particulares, empresas de segurança. Porque o Estado forneceria esses serviços da mesma forma para todos seus cidadãos.

Tudo bem, muito bonito, continuando...

Ninguém mais passaria fome, nem frio, pois a população teria acesso a esses bens.

Opa..
Vejo problemas, não que eu ache justa a fome no mundo ou o frio, nada disso.

Mas a distribuição pr igual dos bens significaria o fim da diversidade?
Por exemplo:
Porque uma fábrica de roupas se importaria em investir em novos produtos se ela não tem concorrentes?
Porque as pessoas se interessariam em estudar e trabalhar com empenho se estão certas de que terão suas necessidades supridas?

Aí entra a Meritocracia, onde o esforço é recompensado, pelo menos teoricamente.
Maldita mentalidade puritana.

Se matar de estudar + se matar de trabalhar = Sonho Americano
(What? O.O)


Enfim, a meritocracia parece bem razoável se comparada ao socilaismo porque estimula o empenho dos indivíduos, se não pelo amor ao conhecimento, desejo de ser uma pesooa melhor e blá blá blá whiskas sachê, se utiliza de um subterfúgio "ovelha negra da ideologia" o DINHEIRO.Mas pelo menos não traz aquela segurança funcionária-pública de "mesmo que eu não faça nada, fome eu não passo".

Então vamos a INÉDITA FÓRMULA DO SUCESSO:


MÉRITO =
ESFORÇO x INTELIGÊNCIA x HABILIDADE


Apesar da nacionalização dos bens de produção, o socialismo meritocrático não ofereceria mesma remuneração a todos os cidadãos, mas sim iguais OPORTUNIDADES, e com a manutenção da escola pública como única fonte de conhecimente e de qualidade, cada nova geração teria as mesmas oportunidades, independendente do desempenho da geração anterior.

Capicche?

Sem maiores filosofias, porque a minha camiseta de algodão cru já piscou pra mim com olhos esperançosos, não eu não li o Manifesto Do Partido Comunista de Marx e Engels, até tentei, mas vcs sabem tão perto do final da saga de Harry Potter, o coitadinho do Manifesto nem teve chance.

Ah, é isso.

Beijocas Che ***






0 comentários:

Postar um comentário