quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sutilezas

Sou feminista.Admito.

Não acredito que nenhum homem seja mais capaz que eu só pelo fato de ser homem.

"Você não pode porque é mulher" ou a variante "Ah!Mas eu sou homem!"
 Ofendem-me profundamente, essa que vos fala não é um macaco amestrado! Você precisa de um argumento melhor pra me convencer de alguma coisa!

Um homem não pode determinar o que uma mulher deve ou não deve fazer. Isso é óbvio.
Então o que eu quero dizer?

Se eu contar a você que quando fui me formar no fundamental uma menina disse que ela e as amigas queriam usar vestidos vinhos, mas que pra combinar todas as outras tinham que usar champanhe? Você pode dizer: q absurdo! Como além de escolher o vestido dela ela queria também escolher o seu?

Pois é. Ultrajante.

Mas e se um esforçado pai de família decide que além do seu estressante emprego de 8 horas por dia mais horas ao sábado ele também quer se profissionalizar e estudar a noite? Que lindo,´não se fazem mais homens como antigamente. A sua esposa deve estar orgulhosíssima! Não, ele diz, aquela ingrata brigou comigo!
Coitadinho!
Conversando com a "megera", descobrimos que ela também tem emprego, que ela tem 2 filhos, que ela trabalha tanto quanto o esposo, mas ele chega muito cansado do trabalho e da escola e ela tem que levar  buscar as crianças na escola, cuidar, alimentar, acompanhar, limpar a casa toda, e que se ela tivesse um curso X no currículo ela seria promovida.
Ela não pode fazer, porque ela é funcionária da empresa, doméstica e babá, mas que apesar disso ela já tinha ido procurar o curso X e queria conversar com o marido sobre a possibilidade de DIVIDIR as tarefas domésticas e as obrigações progenitoras.
Mas, surpresa!Ele disse que está sempre cansado do trabalho e que no final de semana ele não quer cuidar de criança, limpar casa, ele é chefe de família!
Surreal?
Não.
A nossa exemplar fêmea não pode fazer o curso que deseja, não porque ela não queira, mas porque a atitude dele a OBRIGA  a arcar com as responsabilidades dos dois sozinha e portanto, a IMPEDE de estudar.

Parece absurdo?
Ele provavelmente não pensou na esposa, não cogitou a hipótese dela também estar cansada do trabalho, dela também querer estudar, da casa ser dos dois e dos filhos também.

Aparentemente, ele não é machista, afinal, a mulher dele trabalha!
Mas ele escraviza a mulher da mesma forma, com sua atitude ele não permite que ela se realize profissionalmente e a obriga a uma rotina estressante onde a mulher fica sobrecarregada.
Ele é guerreiro, trabalhador, merece descansar no final de semana, ela ter 3 ocupações 5 dias na semana e no final de semana ser doméstica e babá em tempo integral é perfeitamente aceitável.

No caso do vestido, é EVIDENTE a vontade de controlar a vida alheia, no caso contado é feito de maneira implícita.Quantas pessoas não diriam que a mulher devia colaborar com o marido?"Afinal, ele é homem."

A mulher tem que se submeter a isso?
Eles não podiam dividir as tarefas no final de semana de modo que os dois pudessem descansar um pouco?
Os filhos não merecem a atenção do pai?
A mulher não merece estudar?
Se ela colaborar com o marido para que esse estude, ele não pode fazer o mesmo por ela?

Feminismo é igualdade.
Se você pode, eu também posso.

0 comentários:

Postar um comentário