quinta-feira, 17 de abril de 2014

A História ùnica

https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc

Essa palestra mexeu comigo. Mostrou o quanto sou ignorante e preconceituosa.
Pois me surpreendi com a cultura e o conhecimento e a habilidade de palestrar de uma mulher negra, nigeriana: Chimamanda Adichie.

Eu me espantei porque ela fez faculdade nos EUA, ela é uma mulher de classe média, ambiciosa, que não tinha noção de como era vista pelo resto do mundo por ser quem é.

Em 40 dias eu estarei na Croácia.
Mas o que eu sei sobre esse país, sua história, sua tradicção, seu povo?
E o que eles acharão de mim?

Mulher brasileira, morena, de pele nem alva nem negra, sem quadris avantajados que ousa ir dançar em terras estrangeiras.

Mas que mal engana no samba, não come feijoada, acha o funk ostentação um desserviço?
Que não acredita, não usa e tem ojeriza ao jeitinho brasileiro?

Que histórias andam contando do Brasil?

Corrupção, manifestações, transfobia, imensa desigualdade social, fanatismo religioso?

Mas eu não faço parte de nada disso, e onde está a história de brasileiros como eu?

Espero representar bem o meu país, apresentar um trabalho sério, dedicação e respeito.

Pois acredito no Brasil além do carnaval e do futebol.


0 comentários:

Postar um comentário